Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

1º caso de reinfecção de covid-19 ocorre no RN

Confirmado no Brasil o 1º caso de reinfecção pelo coronavirus, e acontece com uma profissional da área da saúde, presta serviços no RN e na PB. O caso suspeito para reinfecção se deu em outubro de 2020, com a paciente moradora na cidade de Natal, de 37 anos, que apresentou 1 quadro de síndrome gripal (cefaléia, dor abdominal e coriza) em junho de 2020 ela coletou amostra para um teste de RT-PCR no Estado da Paraíba tendo testado positivo.

Após a investigação, as amostras foram encaminhadas, à pedido da equipe de epidemiologia da SESAP, pelo estado da Paraíba para análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro, local referência para investigação laboratorial de casos suspeitos de reinfecção pelo vírus SARS-COV2, conforme fluxo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde Pública ressalta ainda que foi constatada a presença de linhagens distintas do vírus nas amostras coletadas, o que confirma o primeiro caso de reinfecção do País.

Existem hoje no Rio Grande do Norte, nove casos notificados, sendo um confirmado, cinco em investigação e três. com inviabilidade de análise

O caso é o primeiro no Brasil a ser confirmado pelo Ministério da Saúde.

Postar um comentário

0 Comentários