Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Desemprego bate recorde e atinge mais de 20 milhões de trabalhadores em todo país

Tribuna do Norte - Pedido por seguro-desemprego demora 40 dias para  agendamento no RN

Juntando desempregados e aqueles que não procuraram emprego nos últimos 30 dias, Brasil chega a novo recorde de mais de 20 milhões de trabalhadores sem emprego, em meio a intensa crise econômica e sanitária.

O Brasil registrou 14,4 milhões de desempregados no trimestre encerrado em fevereiro de 2021 (dezembro, janeiro e fevereiro), recorde para a série histórica, iniciada em 2012.

Em 1 ano, a população em busca de um trabalho aumentou em 2,1 milhões de pessoas.

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgados nesta sexta (30). O desalento, que são aqueles trabalhadores que desistiram de procurar trabalho, também atingiu patamar recorde, chegando a 6 milhões de brasileiros.

"O resultado representa uma alta de 2,9%, ou de mais 400 mil pessoas desocupadas frente ao trimestre anterior (setembro a novembro de 2020)", aponta o IBGE.

A categoria de desalento é reconhecida por sindicatos como uma forma do Estado maquiar os níveis de desocupação da população trabalhadora, que na pandemia enfrenta o vírus, a fome e as taxas de desemprego que não param de crescer.

Separando a divisão artificial entre desemprego e desalento, ao todo mais de 20 milhões de trabalhadores estão sem trabalho. Em 1 ano, ocorreu um aumento de 16,9%, ou seja, 2,1 milhões de trabalhadores na procura por emprego.

O IBGE considera como desempregado apenas aqueles trabalhadores que saíram em busca de emprego nos últimos 30 dias antes da pesquisa.

Postar um comentário

0 Comentários