Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Populares passam mais de 5 horas em fila para tomar vacina em Natal; aglomeração total

Erro da secretaria municipal de Saúde de Natal, provocou aglomeração neste sábado (24) no ponto de vacinação do shopping Via Direta para quem procurou tomar a vacina e receber a 2ª dose da Coronavac.

A secretaria de Saúde descumpriu as recomendações do Ministério da Saúde e usou como primeira dose as vacinas que o Governo Federal orientou que fossem armazenadas para serem aplicadas como a última dose.

A estratégia errada da secretaria provocou aglomeração por tempo igual a 5 horas e meia de permanecia na fila. A começar pela falta de informação e sinalização para idosos e os profissionais de saúde que não sabiam sequer se ficariam em fila única ou separados, em grupos diferentes:

A confusão foi gigante, não havia 1 planejamento ou organização prévia da secretaria de saúde. As pessoas chegaram muito cedo, até porque estavam com medo de que faltasse doses de novo.

Como anunciado anteriormente pela prefeitura, hoje seriam vacinadas pessoas que receberam a 1ª dose até 27 de março. No entanto, segundo a psicóloga Marília Noronha, que foi vacinar (2ª dose) ninguém conferia os cartões de vacina.

“Os profissionais que apareceram a partir das 8h30 não estava orientando nem consultando o cartão de vacina. Era para conferir. As pessoas não tinham acesso à informação. Eu mesma fiquei numa fila que, só muito tempo depois, vi que estava errada”, disse.

Para Marília Noronha, que é psicológica e atua na área de assistência social do município, responsabiliza a prefeitura de Natal pela confusão:

– Foi tudo muito atropelado, muita gente se prejudicando. Houve um erro na logística, no planejamento e na organização. Até porque já era esperado que as pessoas fossem até os locais. A informação que é divulgada na televisão não chega a todo mundo. E as pessoas foram achando que iam se vacinar. Eles tinham que prever isso”, desabafou.

Além do Via Direta, a prefeitura de Natal abriu o drive do ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, para a vacinação do grupo que estavam com a segunda dose atrasada.

Prefeitura responsabiliza população

Procurada pela agência Saiba Mais, a secretaria municipal de Saúde enviou uma nota de dois parágrafos responsabilizando as pessoas que foram tomar vacina fora do grupo anunciado pela prefeitura que deveria ser vacinado.

– A Secretaria de Saúde de Natal verificou que muitas pessoas que foram ao Via Direta e ao Nélio Dias para receber a segunda dose da vacina Coronavac nesta manhã se vacinaram após o dia 27 de março. Como divulgado neste final de semana a SMS Natal está vacinando com a segunda dose do imunizante apenas o público que se vacinou até 27.03”, diz o comunicado.

Postar um comentário

0 Comentários