Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Auxílio Brasil tem boas ideias, mas desenho é ruim, diz criador do Bolsa Família

Ricardo Paes de Barros afirma que muitas das medidas foram elaboradas de forma inadequada

 

O economista Ricardo Paes de Barros, especialista em estudos de desigualdade, afirma que o programa Auxílio Brasil, que vai substituir o Bolsa Família, toca em questões relevantes, mas não está desenhado da melhor maneira possível. 

Atualmente professor do Insper, Paes de Barros é um dos formuladores do Bolsa Família. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada na noite de 3ª feira (10.ago.2021), ele diz que muitas das ideias apresentadas foram feitas de forma inadequada. 

“Há questões importantes na proposta do governo, embora não estejam bem desenhadas: uma é garantir creches para creches para crianças cujas mães precisam trabalhar. Essa é uma questão que, sozinha, não gera a inclusão produtiva, mas ajuda”, afirma. “E outra questão é tentar incentivar o trabalho, que é crucial, mas não é feita da melhor maneira.” 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a MP (Medida Provisória) que revoga o Bolsa Família e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e cria os programas Auxílio Brasil e Alimenta Brasil. O governo planeja iniciar os pagamentos dos novos benefícios já em novembro. Os valores ainda não foram oficializados.

O Auxílio Brasil terá 9 modalidades de benefícios. Entre elas, auxílio para a prática de esporte escolar e bolsa de iniciação científica júnior. Segundo o economista, essas medidas são boas, mas acabam “reduzindo o benefício para apenas dois comportamentos de mérito”.

Postar um comentário

0 Comentários