Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Como o comércio ilegal de produtos financia o crime organizado

Organizações criminosas utilizam, cada vez mais, a logística e a estrutura do contrabando para atuar no Brasil.


Não é raro em operações policiais ou da Receita Federal no Brasil ocorrerem apreensões de produtos contrabandeados, armas e drogas no mesmo carregamento. O cenário mostra como o crime organizado utiliza, cada vez mais, a logística e a estrutura do comércio ilegal de mercadorias provenientes de outros países. 

Neste vídeo da série “O custo do contrabando”, especialistas mostram como o contrabando, ao financiar outras práticas criminosas, traz perdas econômicas para o país e provoca o aumento da violência em várias regiões brasileiras

Nos 588 municípios da faixa de fronteira, a taxa de homicídio revela como o contrabando contribui para a escalada da criminalidade e se torna mais violento, ao se associar ao tráfico de drogas e de armas. 

Segundo o Idesf (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras), com base em dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a taxa de homicídio por 100 mil habitantes nessas regiões é até 4 vezes a média nacional, de 27,8. Além do impacto da violência, as cidades também são afetadas pela ausência de serviços públicos básicos. 

A realidade nesses locais, associada às facilidades para a prática do contrabando no país, faz com que os crimes estejam permanentemente presentes nessas localidades. “O contrabando é uma atividade que não recolhe impostos, por ser feita à margem do Estado. 

Esse recurso, que poderia ser usado para educação, infraestrutura e serviços básicos, acaba não sendo criado, prejudicando a sociedade”, afirmou o advogado, professor de Direito Econômico da FGV-SP e ex-secretário Nacional de Defesa do Consumidor, Luciano Timm. A publicação deste conteúdo foi paga pelo FNCP (Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade) e faz parte da sé...

Postar um comentário

0 Comentários