Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

CEF abre agência e deve contratar pessoal

Enquanto os maiores bancos do país fecham agências e postos de trabalho, a Caixa Econômica Federal pretende ampliar a rede de atendimento presencial e o quadro de pessoal em 2022. Funcionários do banco público dizem que o aumento é necessário, mas temem o uso político da entidade em um ano eleitoral. O Brasil perdeu 2.351 agências bancárias na pandemia de covid-19. O fechamento foi puxado pelos grandes bancos do país, com exceção da Caixa. 

O banco público está com o número de agências estável desde 2018 e promete abrir 268 novas unidades de atendimento presencial nos próximos meses.

O plano de expansão da Caixa prevê a abertura 168 unidades de varejo e 100 agências exclusivas para o agronegócio –setor em que o banco pretende ampliar os negócios. Em nota, a Caixa disse que “este processo é técnico e está baseado em avaliação matemática, que considera a viabilidade financeira, por meio dos planos de negócios das unidades, e a função social do banco”. “Vale enfatizar que parte significativa da população continua tendo a necessidade de atendimento presencial”, afirmou.

NORDESTE: PRINCIPAL BENEFICIADO Ao todo, 258 cidades de todos os Estados brasileiros serão beneficiadas pelas novas agências da Caixa. O banco disse que 118 desses municípios receberão a primeira unidade da Caixa. Porém, quase ⅓ dos novos locais de atendimento ficará no Nordeste. O Nordeste receberá 84 das novas agências porque concentra quase metade dos pagamentos do Auxílio Brasil –o novo programa social do governo, que é pago pela Caixa. Além disso, é a região com a maior taxa de rejeição ao governo de Jair Bolsonaro (PL).

Chamado de Caixa Mais Presente, o programa de expansão foi anunciado em julho de 2021 pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, em live. Porém, poucas dessas agências já estão em funcionamento. A maior parte das inaugurações ficou para 2022, ano eleitoral. 

Funcionários da Caixa dizem que a ampliação é positiva, diante do serviço social desempenhado pela Caixa. O banco é o pagador dos programas sociais do governo, como o Auxílio Brasil, o abono salarial o seguro-desemprego. Também dizem, no entanto, que temem um uso político da instituição. 

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, é próximo é próximo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e firmou a imagem entre os brasileiros mais pobres em meio aos pagamentos do auxílio emergencial. Também fez diversas viagens ao redor do Brasil nos últimos anos e chegou a ser cotado para ser vice de Bolsonaro nas eleições de 2022.

“A maior parte das novas agências ficará no Norte e Nordeste. Ficamos preocupados com o uso político da empresa”, afirmou o presidente da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal), Sergio Takemoto. 

FUNCIONÁRIOS

O presidente da Fenae disse ainda que, além de abrir agências, a Caixa precisa aumentar o quadro de pessoal para garantir o bom atendimento ao público. Segundo a Fenae, a Caixa fechou cerca de 20 mil postos de trabalho nos últimos 6 anos.

Em 2021, a Caixa voltou a ampliar o quadro de pessoal, com a convocação de aprovados no concurso realizado em 2014 e com a contratação de funcionários que ajudaram nos pagamentos do auxílio emergencial, como seguranças e recepcionistas. O número de empregados do banco subiu de 81,9 mil em 2020 para 84,3 mil no 1º semestre de 2021, segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). 

Mas ainda não voltou ao patamar pré-pandemia (84,6 mil). 

Em julho de 2021, a Caixa anunciou a realização de um concurso público para a contratação de 10.000 novos colaboradores. Dessas vagas, 1.000 foram reservadas para pessoas com deficiência e já tiveram a lista de aprovados publicada. Em dezembro, a Caixa disse que pretende realizar as 1.000 convocações até o final deste mês de janeiro de 2022. 

Além disso, recentemente a Caixa indicou que não descarta a realização de um novo concurso público em 2022. Em resposta a um internauta nas redes sociais, o banco disse que “um novo concurso público de ampla concorrência” poderá ser realizado após o término da vigência do concurso de 2014.é alvo de uma ação na Justiça, que pede a convocação dos aprovados no certame. Por isso, teve o prazo de validade prorrogado até o trânsito em julgado da ação. Eis o que disse a Caixa:

Postar um comentário

0 Comentários