Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por que conviver com um pet faz bem? Veja 8 motivos para ter um animal de estimação

Grandes companheiros, eles trazem benefícios para a saúde física e mental de seus donos.


Algumas pessoas ainda não acreditam, mas existe uma grande influência dos animais de estimação na vida (e na autoestima!) das pessoas. Atualmente existe um trabalho feito com animais, também como forma de terapia, onde o objetivo é que os animais tragam conforto e carinho para pessoas enfermas.

É fato que conviver com animais dóceis traz alegria e bem-estar, e o convívio é sempre agradável e reconfortante.

Eles estão presentes em quase 140 milhões de lares brasileiros (de acordo com o IBGE) e, em muitos deles, já se tornaram verdadeiros membros da família. Ter um animal de estimação em casa, seja ele qual for, traz uma série de benefícios para a saúde física e mental.

Não importa qual animal você escolha - dos populares gato e cachorro até os mais incomuns como jabuti, marreco e coelho -, ele pode representar uma excelente oportunidade de viver mais e melhor.

Quer saber as vantagens de ter um pet em casa? A gente listou cinco para você. Confira!

1- Faz bem para o coração

Um estudo divulgado pela Associação Americana do Coração mostrou que ter um pet, sobretudo um cachorro, ajuda a afastar problemas cardiovasculares. A pesquisa destaca que o risco de morte entre pessoas com doença cardíaca é até quatro vezes menor quando se convive com um bichinho.

Os motivos, de acordo com o estudo, seriam estes:

- Aumento na carga de atividade física

- Melhora na reação do organismo ao estresse

- Redução da pressão arterial

- Diminuição nos níveis de colesterol e triglicérides

- Maior chance de sobreviver a um ataque cardíaco

2 - É uma excelente companhia para os idosos

Uma pesquisa publicada na revista científica Journal of Gerontology: Medical Sciences afirma que idosos donos de cachorros superam melhor a solidão. Adotar um cão ou um gato é, inclusive, uma atitude que muitos médicos recomendam a seus pacientes mais velhos.

Ainda de acordo com o estudo, há vários motivos para essa recomendação: ter um bichinho de estimação ajuda a manter atividades regulares, já que o animal dá uma razão para levantar da poltrona. Além disso, faz com que os idosos fiquem mais atentos à necessidade de se alimentar (e alimentar seu animal) e também tenham mais oportunidade de ver outras pessoas, especialmente nos momentos em que saem à rua com os bichos para passear.

Os pesquisadores estimam que ter um gato ou um cachorro represente um ganho de 22 minutos de caminhada por dia, ou seja, 2.760 passos a mais.

3 - Previne alergias em crianças

Há alguns anos, pensava-se que cães e gatos poderiam desencadear alergias em crianças. Mas hoje se sabe que é justamente o contrário: o convívio pode proteger os pequenos de infecções e até diminuir o risco de asma e dermatite atópica.

A razão para isso ainda não está bem clara, mas acredita-se em uma espécie de “treino” para que as defesas do organismo aprendam a lidar com agentes externos como poeira e pelos.

Algumas pesquisas indicam ainda que o convívio com animais pode influenciar a composição da microbiota intestinal, o conjunto de micro-organismos que vive no intestino e que é importante para as defesas do corpo.

4 - Faz bem para a saúde mental

Não faltam pesquisas para comprovar o quanto o convívio com animais de estimação faz bem para a nossa saúde mental. A ciência já demonstrou que, em contato com os bichos, o ser humano ativa o sistema límbico, responsável pelas emoções mais instintivas. Isso faz com que ocorra a liberação das endorfinas, gerando a sensação de tranquilidade, bem-estar, melhora da autoestima, entre outros.

Existe até uma abordagem terapêutica protagonizada pelos animais, a zooterapia. Cães, gatos, cavalos e outros bichos auxiliam no tratamento de uma série de doenças e ajudam pessoas com condições como autismo, Alzheimer e paralisia cerebral.

5 - Ajuda a superar o luto

O biólogo inglês Rupert Sheldrake, autor do livro "Os cães sabem quando seus donos estão chegando", estudou o afeto e o consolo que os animais podem dar ao homem. Ele descobriu que pessoas que têm cães conseguem superar melhor a perda de um ente querido.

Além de melhorar a autoestima de seus donos, os cães dão carinho e atenção, auxiliando na recuperação de quem vive o luto.

6 - Restaura o amor próprio

Ter um animal de estimação também estimula o sistema límbico do cérebro, ligado às emoções. Da mesma forma que os animais estreitam laços de carinho incondicional, essa relação gera mais autoestima, fazendo a pessoa ter outra forma de lidar consigo e começar a se gostar. Lembrando, os animais não julgam os nossos atos, por isso, essa autoestima tende a ser eficaz no tratamento individual

7 - Cura a solidão

Os animais de estimação acabam por afugentar a solidão e isso é ótimo para pessoas que ficam muito sós. O pet pode ser uma excelente forma de companhia, e com isso, dando a sensação de segurança e afeto. Também é uma ótima forma de amenizar o sofrimento do isolamento social de pessoas que sofrem de depressão severa e outros transtornos.

8 - Diminui o estresse e a depressão

O próprio nome diz: animal de estimação, ou seja, é um ser a estar numa relação de carinho e afeto, ser estimado por alguém. Isso por si só, já automaticamente estabelece uma correlação direta com o nosso estado depressivo ou de ansiedade e estresse.

Os sintomas de ambos são relacionados ao isolamento, a falta de iniciativa, a perda de amor próprio e com os outros. É comprovado que um tempo por dia dedicado ao seu animal de estimação equivale a um bom tratamento a base de remédios.

Com certeza existem muitos benefícios que tornam a vida da pessoa em um salto de qualidade de vida, junto ao seu animal de estimação, e claro, também para o seu melhor amigo. Segundo psicólogos, os benefícios para o bem-estar são imensos.

Postar um comentário

0 Comentários