Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Mundo tem capacidade para produzir 11,9 bi de vacinas neste ano, diz Unicef

O mundo tem a capacidade de produzir, ainda em 2021, até 11,9 bilhões de vacinas. O painel de mercado de vacinas da Unicef, órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) para a infância, estima que os laboratórios por todo o mundo poderiam produzir 4 bilhões de doses no 1º semestre e mais 7,9 no 2º.

Os governos nacionais já encomendaram 11,6 bilhões de doses. Com esse número, seria possível vacinar toda a população mundial com 19 anos ou mais.

As vacinas já encomendadas mostram, no entanto, desigualdade na distribuição dos imunizantes. Dos 11,6 bilhões de doses, 4,3 bilhões são apenas da UE (União Europeia). Outras 3,7 bilhões pertencem aos Estados Unidos, enquanto 750 milhões são da União Africana.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) já afirmou que os países ricos dificultam a obtenção de vacinas pelo consórcio da organização. A Covax Facility é uma aliança global, com mais de 150 países. Ela foi criada para incentivar o desenvolvimento e a distribuição de vacinas de forma mais igualitária.

A intenção é que cada país consiga doses suficientes para imunizar ao menos 20% da sua população. Mas, em fevereiro, o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que nações mais desenvolvidas estavam atrapalhando a obtenção de doses pela Covax.

“Mesmo se tivermos os fundos, só podemos entregar vacinas aos países mais pobres se os países de alta renda cooperarem no respeito aos acordos já feitos pela Covax e os novos acordos que estamos fazendo”, disse na época.

O Brasil é um dos países que recebe doses de vacinas do consórcio mundial. Entre sábado (1º.mai.2021) e domingo (2.mai), o país recebeu 3,9 milhões de vacinas da Oxford/AstraZeneca.

De acordo com o painel da Unicef, o Brasil tem 641,4 milhões de doses encomendadas. O número inclui as 80 milhões de doses da vacina russa contra a covid-19, Sputnik V. Até o momento, a Sputnik V não tem permissão de uso emergencial no Brasil. Em 26 de abril, a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) negou a permissão de importação e uso emergencial excepcional da vacina.

Em tese, as 641,4 milhões de doses permitiriam a vacinação dos 213 milhões de habitantes do Brasil em duas doses, segundo a projeção do IBGE para 2021. No entanto, a estimativa do quanto cada país tem de vacinas em acordos com laboratórios pode ser alterada por disponibilidade, questões de segurança e eficácia. Além disso, atrasos na produção e entrega podem acontecer.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, até a manhã desta 2ª feira (3.mai), 29.421.191 pessoas receberam a 1ª dose da vacina contra a covid-19. Dessas, 13.752.165 foram completamente imunizadas (tiveram a 2ª dose aplicada). No entanto, a campanha enfrenta problemas. No domingo (2.mai), pelo menos 5 capitais brasileiras estavam com a vacinação suspensa para a 2ª dose por falta de estoque.

Postar um comentário

0 Comentários