Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Falta de medicamento e insumos na saúde pública de Natal coloca vida de diabéticos em risco


Pacientes portadores de diabetes reclama e chagam a passar mal com a falta de medicamento e insumos para os usuários que já vem desde do mês de novembro em falta no Prosus, mantido pela Secretária Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal).

O Prosus é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciado em 2012 e totalmente subsidiado pela Prefeitura do Natal. Através dele a população recebe determinados medicamentos de forma gratuita.

Contudo, não é isso que vem acontecendo para os diabéticos, que estão tendo o tratamento da doença comprometido em decorrência da falta, não só de insulina, mas de insumos essenciais para a aplicação do medicamento e controle da doença, como lanceta, agulhas e fitas.

Além da insulina, os insumos, como a fita, também fazem a diferença na vida dos diabéticos, conforme nos conta Daniele Sansão.

Sem poder contar com o serviço público municipal, usuários estão tirando do próprio bolso para manter o tratamento e controle da doença em dia. tem portadores que tem de desembolsar R$ 1.500 por mês. Esse valor é variável de acordo com a gravidade e o tipo da doença que cada paciente tem.

A média de gastos é alta, e não são todos os usuários que podem arcar. A situação acaba se tornando caótica para alguns, que precisam escolher entre comprar a alimentação da família ou a insulina e todos os materiais que deveriam ser oferecidos pela saúde pública.

Postar um comentário

0 Comentários