Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

PF cumpre mandados e apura compra de respiradores; o RN perdeu R$ 5 MI


A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação, nesta terça (26), para investigar possíveis desvios na compra de ventiladores pulmonares pelo Consórcio de Governadores do Nordeste para combate à pandemia da covid-19.

De acordo com a PF, a operação mira possíveis irregularidades na aquisição de 300 respiradores.

A operação recebeu o nome de Cianose e cumpriu 14 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e no Distrito Federal.

O caso tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque o governador Rui Costa, presidente do consórcio à época dos fatos, é investigado por ter dado autorização à aquisição dos aparelhos, que nunca foram entregues.

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE) identificou, a partir da análise de documentos envolvendo a compra de 30 respiradores mecânicos pelo Governo do Estado através do Consórcio Nordeste, o pagamento antecipado de R$ 4,9 milhões sem contrato.

A transação feita pelo Consórcio Nordeste foi feita com empresa cujo CEO, Jack Banafshesha, foi pivô de suspeita de corrupção no São Paulo Futebol Clube em 2015.

Postar um comentário

0 Comentários