Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

China testa vacina spray contra a Covid-19

 O projeto utiliza uma fórmula baseada num vírus da gripe comum “atenuado”, ou seja, dotado de segmentos de proteínas genéticas do SARS-CoV-2, mas sem a capacidade de causar doença, escreve o jornal El País, citado pelo jornal Expresso. Mas afinal o que é um “vírus atenuado” e por que é que é diferente receber uma vacina por via nasal ou intramuscular,

A vacina chinesa utiliza o que se chama um “vírus modificado” ou “atenuado”. Essencialmente, os cientistas retiram ao vírus, em laboratório, a capacidade que ele contém para causar doença, ficando apenas a “informação”, para o nosso corpo de que se trata de um vírus que o sistema imunológico tem de combater mas que não causa qualquer doença ao ser inserido no corpo.

Outros testes com vista à administração nasal de uma vacina já estão também a ser conduzidos no Brasil. O Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) acredita que este é o melhor caminho para proteger as pessoas deste novo coronavírus: “Queremos ir direto ao alvo. E o alvo é proteger as mucosas”, disse à BBC Brasil o médico Jorge Elias Kalil, que coordena o projeto.

Postar um comentário

0 Comentários