Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

PIB cresce 7,7% no 3º tri, abaixo do esperado pelo mercado

Crescimento é na comparação com o 2º trimestre, quando houve queda de 9,6%. A projeção de setores do mercado financeiro era de crescimento próximo dos 9%.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2019, a queda foi de 3,9%. E quando se compara os 3 primeiros trimestres de 2020 com o mesmo período de 2019, a queda do PIB é de 5%. Os dados são das Contas Nacionais Trimestrais, divulgadas hoje (3/12) pelo IBGE.

Longe da recuperação esperada por setores do mercado, as expectativas para o quarto trimestre são ainda mais fracas, entre outras razões pelo impacto da diminuição no valor do auxílio-emergencial, e os prospectos para 2021 também não se mostram animadores, pois a retirada do auxílio-emergencial pode terminar tendo grande peso na economia.

Ao contrário dos trimestres anteriores, quando a agropecuária havia atuado contra a queda do PIB, no terceiro trimestre este setor sofreu uma queda de 0,5%. Essa queda já era esperada pelo ciclo da safra da soja. A indústria de transformação, responsável por 11,8% do valor adicionado em 2019, e o comércio, responsável por 12,9% do valor adicionado no ano passado, cresceram 23,7% e 15,9%, respectivamente. De maneira coerente com isso, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) teve um crescimento de 11% no trimestre, e o consumo das famílias cresceu 7,6%, além do aumento de 3,5% no consumo do governo, fruto dos gastos extras deste ano, e do estado de emergência que permite ao governo federal não seguir o teto de gastos.

Postar um comentário

0 Comentários