Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

CoronaVac reduz em 80% mortes por covid-19, aponta estudo no Chile

 

Estudo apresentado nesta 6ª feira (16) pelo Ministério da Saúde do Chile indica que a vacina contra a covid-19 CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac, previne em 80% mortes pela doença 14 dias depois da aplicação da 2ª dose. Eis a íntegra, em espanhol (1,8 MB).

A pesquisa considerou dados de 10,5 milhões de pessoas com mais de 16 anos. Foram comparadas as taxas de infecção, hospitalização e mortalidade de 3 grupos: aqueles que não foram vacinados, aqueles que receberam apenas a 1ª injeção, e aqueles que foram completamente imunizados (passados 14 dias da aplicação da 2ª dose).

O estudo concluiu que a CoronaVac tem eficácia de 67% para prevenir o desenvolvimento de casos leves de covid-19. Isso significa, conforme exemplificou o governo chileno, que para cada 100 pessoas que hoje contraem a doença no país, haveria apenas 33 diagnósticos se toda a população estivesse vacinada.

As chances de morrer por causa do coronavírus caíram 88,55% entre as pessoas imunizadas. De novo segundo o Ministério da Saúde do país, isso significa que só morreriam 20 pessoas para cada 100 vítimas contabilizadas hoje se todos estivessem vacinados.

A CoronaVac é produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e está em uso no país desde 17 de janeiro de 2021. É o principal imunizante do Programa Nacional de Imunização até o momento: foram 40,8 milhões de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde até 4ª feira (14.abr.2021), data do último informe técnico da pasta. A outra vacina aplicada na população brasileira, da AstraZeneca, teve 13,9 milhões de doses distribuídas até agora.

Postar um comentário

0 Comentários