Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Bolsonaro tá certo: O Brasil é o único país que utiliza urnas eletrônicas sem voto impresso

Mais de trinta países adotaram diversas versões de urna eletrônica, todas com voto impresso

Agência ALESC | Eleições 2018: urnas eleitorais terão “tela-resumo” e voto  impresso

O Brasil já perdeu há muito tempo o direito ao ufanismo pela criação da urna eletrônica, em 1996.

Além de usar equipamentos anacrônicos, de 1ª geração, o Brasil é o único País do mundo a não adotar o voto impresso, entre os que têm sistema eletrônico de votação.

Hoje, 3 dezenas de países adotaram diversas versões de urna eletrônica, todas com voto impresso. Enquanto isso, a urna brasileira perde espaço.

O Equador, que a utilizou em 2004, optou pelas urnas de 2ª e 3ª gerações. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Já há 13 anos, 39 estados dos EUA, 3 do México e várias províncias do Canadá passaram a exigir voto impresso em urnas eletrônicas.

Até o Paraguai desconfia na urna eletrônica brasileira: após testá-la entre 2003 e 2006, proibiu sua utilização desde 2008.

Em 2009, a Alemanha proibiu urna eletrônica sem voto impresso para garantir ao eleitor o direito de conferir o destino do seu voto.

Em 2011, a Argentina iniciou a implantação de equipamentos eletrônicos de 3ª geração, com registros simultâneos de voto impresso e digital.

Tá perto o presidente Bolsonaro, quando exige o voto impresso. Ao contrário do que pensa muitos dos brasileiros, o voto impresso que tanto fala o presidente não é aquela cédula que marcávamos o "x" indicando seu candidato não.  

Este seria a impressão do seu voto eletrônico. Lhe daria a garantia que seu voto fora atribuído realmente em quem você votou.

Postar um comentário

0 Comentários