Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

OAB: Lançamento da chapa Por uma Ordem Progressista acontece em caminhada pioneira

Pela primeira vez na história das eleições da OAB-RN, candidatura é lançada diante do Fórum Miguel Seabra Fagundes



Em movimento pioneiro na história das eleições da OAB-RN, a chapa Por uma Ordem Progressista - 80, que tem como candidata à presidência Elisângela Fernandes, foi lançada diante do Fórum Miguel Seabra Fagundes nesta quarta-feira (27). Sem as tradicionais festas de lançamento e em solidariedade ao momento pelo qual passa a sociedade e a advocacia do Rio Grande do Norte, os integrantes da chapa e apoiadores fizeram uma caminhada até a sede do TRT-RN ressaltando os problemas enfrentados pela categoria e apontando meios concretos de solução, a necessidade de fortalecimento da Ordem, valorização do protagonismo das mulheres na instituição, a importância do acesso à justiça, valorização dos honorários, defesa das prerrogativas e ações voltadas à advocacia iniciante. 

A candidata a presidente da Ordem Elisângela Fernandes explicou que a decisão em lançar a chapa na rua se deve à necessidade de mostrar que a OAB precisa estar presente no dia-a-dia da advocacia, garantir o acesso à justiça pela advocacia, e conhecer a realidade da categoria que representa. “É uma forma inusitada de lançamento de chapa. Tradicionalmente se faz festas e comemorações, mas nós não temos o que comemorar. A advocacia já enfrentava uma série de dificuldades, agravadas pela pandemia. Há um verdadeiro empobrecimento da profissão, dificuldade do acesso à justiça, não só da advogada e do advogado, como também da população. A OAB precisa conhecer o real  enfrentamento que precisa ser feito para que a advocacia se fortaleça”, afirmou Elisângela Fernandes. 

Para a candidata a vice-presidente, Marilda Almeida, a caminhada de lançamento indica que a chapa 80 está solidária à advocacia potiguar e consciente do papel que a OAB-RN precisa assumir. “Eu entendo que a questão toda é a situação que a advocacia vive hoje na sociedade. Nós vivemos numa época na qual a advocacia está sucateada. E uma festa seria totalmente contra o que estamos vivendo, um país que está pobre e a advocacia também. Fazer lançamento ao ar livre é mostrar de forma concreta que advogado não é ostentação, é um trabalho, é respeito”, afirmou a candidata a vice-presidente Marilda Almeida. 

A chapa Por uma Ordem Progressista, única com 10 mulheres figurando em sua diretoria, foi construída a partir de princípios elencados em carta programática disponível na sua página no Instagram (@porumaordemprogressista) e, somente após, foram definidos os nomes para representar o coletivo.  

Chapa Por uma Ordem Progressista - 80

Presidente: Elisângela Fernandes

Vice: Marilda Almeida

Secretário-geral: Daniel Pessoa

Secretário-geral adjunto: Larissa Fagundes

Tesoureiro: Evandro Minchoni

Conselheiros federais: Alexander Henrique Nunes Gurgel, Mariana de Siqueira e Ana Beatriz Ferreira Rebelo Presgrave

Conselheiros suplentes: Ana Mônica Medeiros Ferreira, Carlos Alberto Marques Junior e Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho

Diretoria da CAARN: Cristina Daltro Santos Menezes (presidência), Juliano Aires (vice-presidência), Hélio Miguel Santos Bezerra (secretaria -geral), Samuel Vilas (secretaria adjunta), Estelita Maria Menezes da Rocha (tesouraria), Giovanna Pinheiro Mesquita de Lima (suplência) e Érica Milena Carvalho Guimarães Leôncio (suplência).

Postar um comentário

0 Comentários