Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Prévias escancaram racha no PSDB; Dória fala em ‘processo de depuração’

Eduardo Leite rebate e diz que eventual candidatura de Dória, por ter alta rejeição do eleitor, inviabilizaria chances do PSDB em 2022

Passava pouco das oito horas da noite deste domingo (21), quando o governador de São Paulo João Dória e o ex-prefeito Arthur vieram a público após a tumultuada votação – suspensa por volta das 18 horas – das prévias do PSDB, que tinham como objetivo escolher o candidato tucano à Presidência da República. As declarações que se seguiram – de ambas as partes – escancararam o racha dentro do partido, que tem representantes a favor de uma candidatura própria, apoiadores de se abrir mão de uma cabeça de chapa caso um outro representante da terceira via se mostre mais viável e mesmo altos dirigentes que consideram a ideia se emplacar a candidatura a vice de alguém mais competitivo. 

O pleito foi interrompido no final da tarde e não tem data para ser retomado. 2º a legenda, houve falha no aplicativo criado para os filiados possam votar a distância.

A votação teve início às 7h deste domingo, com previsão de término para as 15h. Na tentativa de conclusão da prévia, o horário chegou a ser estendido pela legenda até as 18h.

Em nota, o partido informou que o aplicativo “não comportou a demanda dos votantes das prévias”, que os votos registrados neste domingo estão preservados e que a data de retomada da votação ainda será definida”.

Ao todo, 44.700 pessoas se cadastraram para votar nas prévias do PSDB. O partido previa que 700 mandatários votassem presencialmente, em urnas instaladas em um centro de convenções em Brasília, e que o restante recorresse ao aplicativo.

Prévia do PSDB criticada

O aplicativo de votação foi desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A plataforma exige dupla verificação para a validação do votante, com identificação facial e validação por código enviado por SMS para o celular do filiado.

Esta é a primeira vez que o PSDB recorre às prévias para escolher o candidato ao Palácio do Planalto. Segundo o presidente do partido, Bruno Araújo, a votação deve gerar um “racha” na legenda, mas será preciso “lamber as feridas internas” e unir os tucanos.

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) usou seu perfil na rede social para questionar a confusão na prévia dos tucanos.

“E o PSDB, hein? Não dá conta de organizar uma prévia interna, imagina governar o Brasil. Aliás, o aplicativo tem a cara de governo tucano: muitas horas na mídia, lento pra executar e, na hora H, fica em cima do muro, não tem resultado”, escreveu.

Postar um comentário

0 Comentários