Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Estudantes são agredidos durante protesto na STTU ao reivindicarem retorno de circular gratuito na UFRN


Os estudantes que fazem um protesto na manhã desta quinta (02), na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), no bairro da Ribeira, não aceitaram a justificativa de retirada do circular gratuito da UFRN por causa da queda no número de passageiros durante a pandemia do novo coronavírus no transporte coletivo de Natal.

De acordo com um representante da STTU enviado pela secretária da STTU, Daliana Bandeira, para conversar com o grupo que estava do lado de fora da Secretaria, o movimento nos ônibus da capital caiu para 180 mil passageiros por dia, metade do que costumava ter antes da pandemia. Justificativa que não convenceu os estudantes.

“O Seturn [Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos] não está tendo prejuízo. Eles não estão pagando impostos e nunca voltaram com 100% da frota apesar das várias determinações da Justiça. Aí vem Álvaro Dias, que é um prefeito de direita, e manda esse aumento sem sequer conversar com a gente”, critica Lorram Silva, que faz parte da Coordenação Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN.

Apesar da STTU ser um prédio público, os estudantes foram proibidos de entrar na sede da Secretaria. A titular da STTU, Daliana Bandeira, aceitou receber uma comissão de cinco estudantes para explicar a retirada do circular gratuito, mas o grupo não aceitou a proposta.

Em entrevista à imprensa, a secretária de Mobilidade Urbana reafirmou a posição da Prefeitura de Natal de retirar o ônibus circular e cobrar a passagem na linha “alimentadora da UFRN”. Daliana Bandeira justificou que os estudantes que já pagam passagem, fariam apenas a integração, sem uma nova cobrança. O problema, no entanto, está entre os estudantes que vêm da região metropolitana de Natal e do transporte intermunicipal, para quem não há possibilidade de integração. Além disso, a titular da STTU também não deixou claro se uma única linha alimentadora será suficiente para suprir a demanda dos cinco ônibus que faziam a linha circular em dois sentidos diferentes.

“Pra se ter um transporte gratuito, alguém tem que pagar a conta. O município, no momento, não tem condições de custear. Os alunos que estão na rede integrada já pagam uma passagem, então não vão pagar a mais. O que se deve estudar agora é uma forma de integrar os alunos que vêm da região metropolitana, do transporte intermunicipal, para que esses municípios de alguma forma custeiem o transporte quando eles [os estudantes] chegam aqui em Natal“, disse a

Ainda segundo a titular da STTU, a Secretaria apresentou o projeto de retirada do circular da UFRN de forma “transparente” à própria Universidade e sugeriu que a UFRN, que já vem sofrendo com cortes no orçamento há anos, custeasse as passagens dos estudantes.

“A gente, na época, conversou com a Universidade, colocou a transparência no processo e questionou se a Universidade não teria condições de custear esse transporte, como acontece em outros municípios”, afirmou Daliana Bandeira.

Para conseguir sair do prédio da STTU, a Secretária da pasta precisou chamar a Polícia Militar, além de reforço da Guarda Municipal, que já estava na entrada da Secretaria impedindo a entrada das pessoas que participavam da manifestação desde o início do ato. Além dos estudantes que receberam jatos de spray de pimenta no rosto, parte da imprensa que cobria o ato também foi atingida.

Postar um comentário

0 Comentários