Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

'Se houver uma explosão, será o fim de tudo, o fim da Europa!', diz presidente da Ucrânia


“A Ucrânia tem 15 unidades nucleares: se houver uma explosão, será o fim de tudo, o fim da Europa!”. A declaração foi feita há pouco pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em pronunciamento no seu canal do Telegram para falar sobre o incêndio que atinge a usina nuclear de Zaporizhzhya. 

O fogo foi causado por um ataque russo. "A Europa deve acordar agora: a maior usina nuclear da Europa está pegando fogo. Neste momento, os tanques russos estão atirando em blocos nucleares”, afirmou o presidente. E acrescentou: “São tanques equipados com imagens térmicas. Ou seja, eles sabem onde estão atirando. Eles estavam se preparando para isso". Ele lembrou o caso da usina nuclear de Chernobyl e acrescentou que a Rússia "quer repetir isso e já está repetindo".

“Há 6 unidades de energia lá!... Uma unidade de energia explodiu em Chernobyl!”, enfatizou o presidente. No mesmo vídeo ele informou que já conversou inclusive com o presidente dos EUA, Joe Biden. “Já falei com Charles Michel, com Scholz, falei com Duda, falei com o presidente Biden. Entramos em contato com o chefe da AIEA Grossi, assim como com o primeiro-ministro Johnson. Alertamos a todos: nenhum estado, exceto a Rússia, já disparou contra unidades de energia nuclear! Esta é a primeira vez em nossa história, na história da humanidade, que um estado terrorista também recorreu ao terror nuclear", declarou. 

Segundo agências internacionais não há mudança nos níveis de radiação na usina atacada. Os focos de incêndio estão sendo combatidos após apelo das autoridades locais.  

Por fim, ele convocou a Europa a reagir contra os russo. “Devemos parar os militares russos imediatamente!... A Ucrânia tem 15 unidades nucleares: se houver uma explosão, será o fim de tudo, o fim da Europa! Esta é a evacuação da Europa! Só uma ação imediata da Europa pode parar tropas russas! Não deixe a Europa morrer de um desastre em uma usina nuclear!”, apelou.


Postar um comentário

0 Comentários