Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Golpistas invadem contas no Instagram e criam falsas vendas de móveis e eletrodomésticos no RN

Em Natal, Rio Grande do Norte, uma estudante de veterinária teve rede social acessada por estelionatários, que criaram falsas vendas para enganar pessoas


As redes sociais sempre foram uma ferramenta para Rosa Abreu realizar postagens de seus animais e familiares, além de algumas dicas sobre veterinária. Mineira de Belo Horizonte, Rosa Mora em Natal e cursa o 9º período de Medicina Veterinária. No entanto, ontem (sexta-feira, 17), teve sua conta  pessoal do Instagram hackeada, ela se viu em meio a um transtorno. Estelionatários fizeram anúncios falsos de móveis e eletrodomésticos, a preços atrativos, e conseguiram enganar seguidores da estudante para obter dinheiro. Esse tipo de trapaça, segundo a Polícia Civil, vem crescendo no Estado.  

Em janeiro deste ano, um amigo Médico Veterinário Dr. Tarcísio Barreto também teve sua conta violada e pelo que indica as imagens postadas nos Stories do Instagram, são os mesmos marginais da internet que hackearam o médico, a estudante, uma pessoa na cidade de Mossoró e um outro amigo.

Segundo Rosa, ela recebeu uma ligação via WhatsApp no mesmo dia que teve sua conta violada, onde a pessoa que se identificou como Hadja teria entrado em contato com ela e em seguida a bloqueou, o que Rosa chamou de ação suspeita, tendo sua conta invadida horas depois, na sequência, recebido em seu e-mail notificações informando que1 Iphone DDD (11) estaria tentando entrar em sua conta, mas já era tarde quando percebeu a  mensagem e a partir dali, ela perdeu acesso à conta pessoal.

Até aquele momento, não sabia a dimensão de ter seu perfil hackeado. Logo depois de acessarem o perfil dela, os golpistas passaram a fazer anúncios de diversos itens. Diziam que uma amiga estava se separando e que, por isso, estava ajudando a vender aqueles eletrodomésticos.

— Não vendo estes produtos, mas como as pessoas confiam em mim, viram e acreditaram. Minutos depois já começaram a me mandar mensagem. Fiquei desesperada, mas consegui avisar as pessoas em tempo. Meu marido ajudou informar amigos e também usei o WhatsApp para avisar a amigos e familiares. Pelo que notei, muitos desejaram adquirir os produtos, mas chegamos a tempo de avisar, não sei se alguém fora da lista de amigos comprou algo, Deus queira que não. Minha angustia é pensar em pessoas que tenham comprado, gastando seu dinheiro com algo que não irão  receber. — relata Rosa.

A conta não foi recuperada pela estudante que reclama do Instagram fazer pouco caso e deixar a conta no ar, mesmo após varias tentativa de aviso, A estudante exige que a conta saia do ar até que se resolva a situação, para que pessoas não sejam lesadas. Mas quer recuperar a conta.

Os marginais da internet entraram mudaram o usuário, senha e telefone.

Por meio das outros perfis do Instagram, Rosa Abreu passou a avisar os seguidores de que os anúncios eram falsos, também registrou o golpe no site da Polícia Civil.

— Entre amigos que acreditavam está fazendo 1 bom negócio, estavam o vereador e empresário Edson Soares, mas conseguimos avisá-lo bem na hora, ia comprar o ar-condicionado, assim como, Rodrigo consultor em TI que ficou interessado na TV de 58 polegadas e a Rosana funcionária da CEF aposentada que já ia fazer 1 PIX para pagamento da mesa e o jogo de cadeiras com preços chamativos, mas graças a Deus conseguimos avisá-los.

— Muitos amigos desconfiaram logo que chamaram no privado para conversar e viram que o linguajar do outro lado não tinha nada haver comigo, além de palavras escritas erradas e com termos  chulos. Achei que nunca fosse me acontecer isto. Ontem mesmo vi uma reportagem sobre um moço na cidade de Mossoró, vitima assim como eu e usaram as mesmas imagens. Na hora disse que aquilo não ocorreria comigo, pois pouco uso o Instagram e tenho poucos seguidores, já que o alvo era sempre de perfis que postam muito e que tem milhares de seguidores. — disse Rosa.

Proteja sua conta

Ative a autenticação de dois fatores: com essa etapa extra de segurança, além da sua senha, você também receberá um código de acesso novo, no dispositivo de sua preferência, que deverá ser informado todas as vezes que iniciar um login na sua conta. Para ativá-lo, vá em Configurações>Segurança>Autenticação de dois fatores 

É possível habilitar a verificação em duas etapas da sua conta no Instagram por meio de aplicativo de verificação. É possível fazer isso acessando as configurações de segurança da conta  

A plataforma também disponibiliza a visualização de e-mails enviados oficialmente pelo Instagram no próprio aplicativo, para os usuários saberem que receberam uma mensagem autêntica em seu e-mail cadastrado

Para conferir se o Instagram tentou entrar em contato com você, acesse as Configurações, Segurança e E-mails do Instagram

Não clique em links de e-mails que afirmam ser do Instagram se não for possível confirmar que o Instagram realmente os enviou por meio desse recurso

Verifique se seu número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo

Jamais informe sua senha a terceiros 

Postar um comentário

0 Comentários