Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Prefeitura e Governo do Estado realizam curso de apicultura para agricultores de Macaíba

Agricultores da região de Traíras, na zona rural de Macaíba, estão participando do Curso de Apicultura e Meliponicultura oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAPE), em parceria com a Escola de Governo do RN e a Emater. De forma teórica e prática, os alunos estão aprendendo sobre a criação de abelhas a partir do respeito pela vida.

Nas aulas, os agricultores estão aprendendo a lidar com quatro espécies diferentes de abelhas, as abelhas Jandaíra, Amarelas, Uruaçu e Mangangá, espécie polinizadora de diversos tipos de vegetais com flores grandes, como o maracujá.

"Nós estamos trazendo todo esse conhecimento para que eles possam identificar esse polinizadores, essenciais para o nosso ecossistema e também para os nossos agroecossistemas, que são as nossas áreas de roças e fruticultura", explicou Vitor Hugo, professor do curso. 

Na tarde desta terça-feira (19), os alunos participaram de um treinamento para o resgate de abelhas. "Vai ser bom para nós agricultores por que a gente vai ter uma renda a mais, vamos ter mais trabalho. Agora vamos cuidar da maneira certa", comentou Maria José, agricultora da comunidade de Porteiras. 

O objetivo é estimular a cadeia produtiva do mel em Macaíba. "A Prefeitura buscou essa parceria que visa organizar o setor, organizar mercado, garantir o selo de inspeção e demais estruturas para agregar valor e dinamizar a geração de renda e inclusão de mulheres e jovens na atividade", completou o secretário da SEMAPE, Cícero Militão. O curso segue até a próxima sexta-feira (22).

Postar um comentário

0 Comentários