Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

2º turno: esquerda elege 11 prefeituras; pela1ª vez PT fica sem representante em capitais

Partidos do campo democrático-progressista, chamados (esquerdas) elegeram prefeitos em 11 cidades de nove estados diferentes neste domingo (29). Ao todo, 57 cidades foram às urnas em 2º turno, e 25 delas com candidatos do campo democrático na disputa. Considerando todos os espectros políticos, os três partidos mais vitoriosos do dia foram PSDB (9), MDB (8) e Podemos (7).

O PT continua como partido mais importante do campo da esquerda, embora sem a mesma hegemonia de antes. O PSOL emerge com lideranças importantes, como o Boulos, mas o PT ainda tem uma capilaridade muito maior. Então, a tendência é uma oxigenação maior do campo da esquerda.

O PDT venceu três das quatro prefeituras que disputou no2º turno. José Sarto em Fortaleza (CE); Edvaldo Nogueira, em Aracaju (SE); Sergio Vidigal, em Serra (ES).

O PSB elegeu João Campos no Recife (PE); João Henrique Caldas, em Maceió (AL), e Rubens Bomtempo, em Petrópolis (RJ).

O PCdoB foi derrotado com Manuela D'Ávila em Porto Alegre (RS). Candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT) em 2018, Manuela D’Ávila (PCdoB), Manu foi a primeira comunista a ir ao segundo turno de uma capital no eixo Sul-Sudeste e foi também o primeiro nome da esquerda no segundo turno de Porto Alegre desde 2008. Com 45,37%.

Embora sem votações significativas neste domingo (29) ganharam terreno no segundo turno da eleição municipal de 2020. Além de eleger prefeitos em 12 cidades, a esquerda teve resultados muito superiores aos de 2016 em centros importantes, com destaque para São Paulo, Porto Alegre, Minas Gerais, Pernambuco e Pará.

No geral, a esquerda avançou nas cidades médias e grandes. Em 2016, PT e PSOL, por exemplo, não elegeram prefeitos nos 95 municípios com mais de 200 mil eleitores – aqueles que têm dois turnos. Neste domingo, o PSOL conquistou a prefeitura de Belém, capital do Pará, com a eleição de Edmilson Rodrigues contra o candidato bolsonarista Delegado Federal Eguchi (Patriota).

O PT segue sem prefeitos em capitais, mas teve quatro eleitos neste segundo turno. Foram duas candidaturas bem-sucedidas na região do Grande ABC Paulista (Filippi, em Diadema, e Marcelo Oliveira, em Mauá). Já em Minas Gerais, duas mulheres petistas triunfaram (Marília, em Contagem, e Margarida Salomão, em Juiz de Fora).

Postar um comentário

0 Comentários