Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Butantan suspende produção da Coronavac por falta de insumos

Frascos da vacina Coronavac no Instituto Butantan 

Instituto ainda vai seguir com a entrega de vacinas na próxima semana, porque tem 2,5 milhões de doses já prontas aguardando o prazo do controle de qualidade

A produção da vacina Coronavac, utilizada contra a Covid-19, está temporariamente paralisada pelo Instituto Butantan por falta de matéria-prima, disseram à CNN três fontes com conhecimento do assunto.

O Butantan ainda vai seguir com a entrega de vacinas na próxima semana, porque tem 2,5 milhões de doses já prontas aguardando o prazo do controle de qualidade.

“O Instituto Butantan informa que é esperado para a próxima semana um novo carregamento de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) de 6 mil litros, correspondentes a cerca de 10 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus. 

Com isso será possível cumprir integralmente o primeiro contrato com o Ministério da Saúde, totalizando a entrega de 46 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 30 de abril”, informou.

Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), oito em cada 10 doses contra o novo coronavírus no Brasil até agora são da Coronavac. Desde janeiro, o instituto já entregou 38,2 milhões de doses - 22,7 milhões apenas em março.

ambém vem sendo aplicada no Brasil a vacina da AstraZeneca em parceria com a Fiocruz. O laboratório carioca, no entanto, teve dificuldades para engrenar a produção, mas anunciou nesta semana que conseguiu atingir 900 mil doses por dia. 

Para abril, a expectativa do Ministério da Saúde é que a maior parte das vacinas a serem utilizadas no país venham da AstraZeneca/Fiocruz. A previsão de entrega é de 18,9 milhões de doses pela Fiocruz e cerca de 10 milhões pelo Butantan. 

É importante ressaltar, no entanto, que o IFA da vacina envasada na Fiocruz também vem da China. Por enquanto não há informações de atrasos nessas entregas.  De acordo com a Fiocruz, a entidade já tem IFA no país suficiente para manter a produção até meados de maio e aguarda nova remessa ainda neste mês.

Postar um comentário

0 Comentários