Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

COVID-19: o abre e fecha através de decreto estadual e municipal ajudam aumentar casos e mortes no RN; mais de 4.800 vidas perdidas

Somente nos primeiros 9 dias do mês de abril, 247 pessoas morreram em decorrência da COVID-19 no Rio Grande do Norte, após o mês mais letal da pandemia até agora, março, no qual faleceram 882 pessoas. A fila para vaga em leitos de UTI chegou a 144 no meio do mês e agora tem 40 pessoas para 10 leitos disponíveis. Ao passo que representantes dos governos estadual e municipal destacam a abertura de novos leitos, o que está cravado na memória de milhares de potiguares é a perda recente de familiares e amigos por falta de oxigênio e leitos.

Com mais de 350.000 mortes pela COVID-19 em todo o Brasil, a responsabilidade do negacionismo de Bolsonaro nunca foi tão evidente, nesta nova alta nacional de mortes, há um mês anunciava “chega de frescura, de mimimi”, ao mesmo tempo que em praticamente todos os estados profissionais da saúde relataram exaustão e anunciavam a falta de sedativos, que hoje os obriga amarrar pacientes em leitos. Naquele momento se marcavam 1.860 mortes em 24 horas, ontem chegaram à marca de 2.616.

Neste verdadeiro pesadelo, a responsabilidade está dividida também com os governadores, que com discursos distintos, também colaboraram para os colapsos sanitários em cada Estado, com aval do STF, Congresso Nacional e Senado.

Na capital potiguar, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) buscou seguir a cartilha bolsonarista à risca, motorizando reaberturas comerciais. Já Fátima Bezerra (PT) cedeu sucessivamente à FIERN, à Fecomércio, em conluio com as Centrais Sindicais, como ficou demonstrado novamente no último decreto estadual, no qual os professores de escolas particulares voltam a dar aulas presenciais até o 5º ano e todos os comércios são reabertos, com toque de recolher das 20 as 06h, para aumentar a repressão nas periferias.

De acordo com a Sesap, 1.002 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN, sendo 670 na rede pública e 332 na privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 85,4% na rede pública e continua em 100% na rede privada. Só nos leitos críticos, os internados são 557.

Já somos um total de 376.368 vacinados com  !ª dose o que representa 10,65% da população do Estado do Rio Grande do Norte, de um total de 49,87% das doses recebidas pelo RN.

O total de 94.394 vacinados que receberam a 2ª dose equivale 2,67% da população do Estado, de um total de 12,51% das doses recebidas pelo RN.

#Nossasvidasvalemmaisquelucroscapitalistas.

Postar um comentário

0 Comentários