Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre a atriz brasileira Eva Wilma

A atriz participou da Passeata dos 100 mil, manifestação popular contra a ditadura militar brasileira organizada pelo movimento estudantil

Morreu na noite desse sábado (15) a atriz Eva Wilma, aos 87 anos. A artista estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde tratava um câncer no ovário. A doença, já disseminada, a levou a ter uma insuficiência respiratória.

Segundo a assessoria da artista, ela foi internada em 15 de abril, em decorrência de problemas cardíacos e renais. Descobriu o câncer em 7 de maio.

Pouco depois da estreia, o seriado passou a se chamar Alô, Doçura e ajudou Eva a se tornar uma conhecida atriz brasileira. A produção, exibida pela TV Tupi, ficou no ar até 1964. Eva contracenou com John Herbert, com quem se casou e teve 2 filhos.

Por muitos anos, a atriz foi uma das principais da emissora de televisão, contracenando em diversas novelas.

A atriz participou da Passeata dos 100 mil, manifestação popular contra a ditadura militar brasileira organizada pelo movimento estudantil. A marcha ocorreu em 26 de junho de 1968, no Rio de Janeiro.

Na década de 1980, Eva Wilma foi para a Globo. Teve diversas personagens marcantes, como as vilãs Francisca Moura Imperial, de Transas e Caretas (1984), e Maria Altiva Pedreira de Mendonca Albuquerque, de A Indomada (1997). Ainda deu vida às gêmeas Ruth e Raquel, na primeira versão de Mulheres de Areia (1973) e à doutora Marta Correia Lopes, do seriado Mulher (1998).

Trabalhou também em O Direito de Nascer, Plumas e Paetês, Ciranda de Pedra, Guerra dos Sexos, Sassaricando, Pedra Sobre Pedra, Anos Rebeldes, Pátria Minha, O Rei do Gado, Os Maias, Fina Estampa e A Grande Família.

Nos últimos anos, trabalhou em Verdades Secretas (2015) e fez participações em O Tempo Não Para (2018 e 2019) e na minissérie Os Experientes (2019).

Mesmo com sucessos na televisão, Eva Wilma nunca se afastou dos palcos. Em 2016 estrelou, junto com Nicette Bruno, a peça O Que Terá Acontecido a Baby Jane. Dois anos depois, em 2018, fez parte de uma remontagem de Quarta-Feira, Sem Falta, Lá em Casa.

Morre Eva Wilma aos 87 anos, de câncer de ovário - Quem | QUEM News

A atriz estreou, também em 2018, o show Casos e Canções. No espetáculo, revisitava sua carreira. Era acompanhada ao violão pelo filho John Herbert Júnior e pelo pianista e cantor William Paiva.

O último trabalho de Eva Wilma foi em abril de 2020, quando realizou uma sessão on-line do show, devido à pandemia da covid-19.

Eva Wilma ganhou diversos prêmios no Brasil –como Molière, Imprensa, APCA, Coruja de Ouro e Shell. Ainda recebeu homenagens no exterior. Em Cuba, pelo trabalho em O Amor Tem Cara de Mulher, da TV Tupi; no Festival de Berlim, pela atuação no longa A Ilha, de Walter Hugo Khouri; e no Festival de Roma, pelo filme O Quinto Poder, de Alberto Pieralisi.

HOMENAGENS

O filho da atriz John Herbert Júnior postou uma foto do espetáculo Casos e Canções, no qual contracenavam juntos, acompanhada da frase “Obrigado, mãe”.

Postar um comentário

0 Comentários