Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Hemonorte tem banco de sangue com estoque 5 vezes menor que o necessário


O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Norte – Hemonorte está intensificando a campanha de doações de sangue neste Junho Vermelho para tentar suprir a baixa no estoque. Nesta quarta-feira (16), havia apenas 150 bolsas de sangue, quando o estoque necessário é ao menos 800 por dia prontas para uso – ou seja, cinco vezes menor que o adequado.

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, apesar das campanhas motivadas pela data estarem ainda acontecendo, o número de doações continua baixo. “Está saindo mais bolsas de sangue do que entrando no estaque”, informou, sem informar com precisão os números diários da demanda.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte também se uniu a associações e doadores para incentivar o gesto solidário. No sábado (12), a ALRN participou do “Dia D” de doação no Centro de Doação de Sangue – Hemovida, em Natal. A ação alcançou mais de 50 doadores com a campanha “Doe sangue hoje – você não deixaria alguém que você ama esperar”, feita em parceria com a agência Execom.

Quem pode doar

Pode doar sangue qualquer pessoa que tenha entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tomado a vacina contra a gripe nas últimas 48 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

Os jovens com 16 e 17 anos podem fazer doação se acompanhados de um responsável legal. Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres, com o máximo de quatro doações ao ano para o homem e três doações para a mulher.

Para quem foi vacinado contra a covid-19, o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo do imunizante: CoronaVac, 48 horas após cada dose; Oxford e Pfizer, 7 dias após cada dose.

O Hemocentro do RN é responsável por distribuir sangue e hemoderivados para todos os hospitais públicos e mais os leitos dos planos de saúde cadastrado. O Hemonorte está localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800 – Tirol.

Para agendar sua doação ligue 3232-6733 ou acesse o site do Hemonorte: www.hemonorte.rn.gov.br.

Postar um comentário

0 Comentários