Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre neste sábado, 12 Marco Macie ex-vice-presidente da República

Marco Maciel, ex-vice-presidente da República no governo Fernando Henrique Cardoso, morreu neste sábado (12.jun.2021) aos 80 anos, em um hospital de Brasília. A informação foi confirmada pelo seu partido, o Democratas.

Maciel nasceu no Recife, em Pernambuco. Foi advogado e professor de Direito antes de se tornar político. Deixa esposa e filhos. Sofria mal de Alzheimer desde 2014, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

Ele foi vice de Fernando Henrique Cardoso nos 2 mandatos: de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002. Em março deste ano, foi diagnosticado com covid-19. Voltou a ser internado esta semana devido a uma infecção bacteriana. O velório será de 14h30 às 16h30 no salão Negro do Senado e o sepultamento às 17h30 na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Maciel atuou em cargos políticos por 45 anos, de 1966 a 2011. No Senado, ocupou uma vaga por Pernambuco em 3 mandatos.

Filiado ao DEM, o ex-ministro da Educação Mendonça Filho publicou no Twitter uma homenagem ao ex-vice-presidente. Afirmou que Maciel era conciliador, sério, honesto e simples.

“No momento que o país precisa construir consensos, o Brasil perde o maior símbolo da política do diálogo: o pernambucano Marco Maciel. O Democratas perde um de seus maiores líderes”, afirmou. 

Marco Maciel foi um dos fundadores do Democratas. Em nota, o presidente do partido, Antonio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto, disse que foi um dos “mais importantes quadros” da sigla. “Escreveu uma história irretocável de dedicação ao nosso país“, disse no texto. Eis a íntegra (84 KB).

“Homem de elevado espírito público, tenho certeza que o legado de Marco Maciel será lembrado por toda nossa história“, afirmou.

O ex-candidato à Presidência da República Ciro Gomes também lamentou a morte. Disse que Marco Maciel era decente e tinha espírito público. “Dignificou as melhores tradições pernambucanas na política brasileira“, afirmou.

Postar um comentário

0 Comentários