Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Fátima vence em todos os cenários as eleições 2º pesquisas AgoraSei!

Governadora eleita do RN, Fátima Bezerra (PT) define equipe de transição |  Rio Grande do Norte | G1

A governadora Fátima Bezerra (PT) lidera a disputa pelo Governo do Estado. A petista caminha para reeleição na eleição de 2022 com 33,3% das intenções de votos na pesquisa estimulada – método em que o entrevistador apresenta uma lista com os nomes dos pré-candidatos.

De acordo com a pesquisa do Instituto AgoraSei!, publicada nesta segunda-feira 6 pelo Blog do BG, a atual gestora é seguida pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), com 19,8%. O pedetista foi derrotado por Fátima no segundo turno no pleito geral de 2018.

O senador Styvenson Valentim (PODE), que ainda não confirmou sua candidatura, aparece com 12,2% dos votos. No ranking com os nomes de pré-candidatos consta, ainda, o nome do deputado federal Benes Leocádio (PRB). Ele tem 3,1% das citações. O aspirante ao Executivo estadual confirmou com exclusividade ao Agora RN o desejo de assumir o cargo hoje ocupado por Fátima.

Os indecisos somam 12,5%. Já o total dos eleitores que afirmou não votar em qualquer dos pré-candidatos apresentados foi de 17,4%.

Pesquisa espontânea

No cenário espontâneo, que é aquele em que o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça, sem acesso a qualquer lista com os nomes dos candidatos, Fátima também aparece na liderança, com 14,8% das intenções de voto.

A petista ostenta vantagem de mais de 10 pontos, quando comparada com o segundo colocado, Carlos Eduardo, que tem  3,3% das citações neste cenário. O terceiro lugar é ocupado pelo o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) com 2,8%.

Logo após ser reeleito para gestão 2020-2024 da capital, o tucano tinha negado o interesse de ser governador do RN. Contudo, nos últimos meses, Álvaro tem mudado o discurso e a participação na próxima eleição pode acontecer.  Em seguida, surge o senador Styvenson com 1,7%. Os demais nomes não atingiram 1%.

O total de indecisos atingiu 62,7%. Já os eleitores que disseram não votar em qualquer dos nomes foi de 10,1%.

2º Turno

Casos as eleições fossem hoje, Fátima venceria todos os demais pré-candidatos à cadeira de governador do estado potiguar em cenário de segundo turno.

Confira:

Contra Álvaro, Fátima tem 41,2% das intenções de votos. O prefeito de Natal aparece com 26,4% das citações, pouco mais de cinco pontos a frente de quem não escolheria nenhum deles (21,3%). Quem não sabe totalizou 11,1% das respostas.

Já quando a disputa é com Benes, a petista amplia a vantagem, com 45,9% dos votos contra 15,2% do aliado do governo Bolsonaro. O desempenho dele é inferior aos que não escolheriam nenhum (26,8%). Os que não sabem totalizam 12,1%.

Na disputa contra Carlos Eduardo, de quem venceu as eleições em 2018 no mesmo cenário, Fátima tem 39,3% dos votos, enquanto o integrante da família Alves surge com 29,9%. Os que não escolheriam nenhum são 21,2% e outros 9,6% não sabem.

O desempenho da atual governadora é acentuado, também, ao concorrer contra o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (Sem Partido). O potiguar tem 18,8% da preferência do eleitoral, bem atrás de Fátima, que desponta com 44,6%. O resultado de Marinho é inferior, inclusive, ao número de pessoas que não escolheriam nenhum deles (25,3%). Os que não sabem são 11,3%.

Com mais quatro anos no Senado Federal, Styvenson tem 24,2% das intenções de votos, ante 43,2% de Fátima. Os que não escolheriam nenhum são 22,9%. Neste cenário foi alcançado o menor resultado entre os que não sabem: 9,7%.

A pesquisa

O Instituto AgoraSei! entrevistou 1800 eleitores de todas as regiões do estado entre os dias 28 e 31 de agosto. Os resultados foram calculados com intervalo de confiança de 95% e com margem de erro de de 2,3% para mais ou para menos.

Postar um comentário

0 Comentários