Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

“Brasil está se tornando campeão de exportações na América Latina”, diz economista-chefe de banco americano

Enquanto o mundo se prepara para mais uma provável recessão econômica, o Brasil vai tomando o caminho inverso. Além da expectativa relevante de crescimento do PIB para 2022, revisada para 2% pelo Governo Federal, diversos indicadores apontam que, mais do que crescimento econômico, o Brasil tomou o caminho certo, ao contrário de outras nações desenvolvidas. Recentemente, o presidente do BID afirmou que enquanto a China, segunda potência econômica mundial, assiste à fuga de capitais, o Brasil torna-se o porto para o desembarque de investidores. Clique AQUI para ler o artigo “Você ainda não acredita no Brasil? Então veja a opinião do presidente do BID”.

E nesta semana, Robin Brooks, economista-chefe do banco americano Goldman Sachs, cravou que o Brasil está se tornando “o campeão de exportação na América Latina”. Sua análise é baseada em dados do volume de exportação x importação referentes ao ano de 2022.

“O Brasil está se tornando o campeão de exportação na América Latina. A chave é olhar para exportação (lhs) versus volumes de importação (rhs). Muitos países estão vendo grandes booms nas importações e alguns – como o México – um salto relacionado nos volumes de exportação. Só o Brasil está experimentando um verdadeiro aumento nas exportações”.

Ao se referir a “aumento verdadeiro das exportações”, Brooks chama a atenção para o fato de que enquanto o México (atualmente o maior exportador latino-americano) parece apresentar um pico de vendas externas, o Brasil vem em uma linha constante que, a médio e longo prazo, indica a tomada da primeira posição do ranking.

Essa semana, o Brasil também obteve mais um bom resultado. O país classificado como melhor país da América Latina para Parcerias Público-Privadas, segundo o relatório da Infrascope 2021-2022. Os 26 países do continente foram divididos em quatro grupos: Maduro, Desenvolvido, Emergente e Nascente. Nenhuma nação obteve classificação “Maduro”. Já dentre os classificados como “Desenvolvidos” ficaram Brasil, Chile, Colômbia, Panamá, Uruguai, Peru e Costa Rica. E dentre esses, o Brasil foi o que teve melhor nota geral, atingindo pontuação 76. Clique AQUI para ler mais.






Postar um comentário

0 Comentários