Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Câmara aprova texto-base da MP da Esplanada após emparedar Lula e criticar articulação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (31) o texto-base da MP (medida provisória) que reestrutura o governo e evitou a maior derrota do presidente Lula (PT) no Parlamento até o momento.

A votação ocorreu horas antes de a proposta perder a validade e pouco depois de o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), emparedar o Planalto e disparar duras críticas contra a articulação política do governo.

Por 337 votos a 125 contra (e uma abstenção), o plenário da Câmara aprovou o texto-base da MP (medida provisória) que ampliou para 37 o número de ministérios. Depois da votação de destaques, que ainda podem alterar seu teor, o texto precisará ser aprovado pelo Senado nesta quinta-feira (1º) para não perder validade.

No começo da sessão houve uma tentativa de retirar o assunto da pauta –mas o requerimento foi derrotado por 337 votos a 130.

O presidente Lula lançou suas últimas cartadas para tentar contornar a crise nesta semana, quando líderes indicaram que a MP poderia ser derrotada em plenário. O Palácio do Planalto fez promessas de acelerar a liberação de emendas e nomeações em cargos diante da pressão do centrão por mais espaço no governo.

Agora, o desafio do governo é evitar, na votação dos destaques, derrotas em trechos da proposta que podem gerar novo esvaziamento de pastas ocupadas por petistas ou ministros da cota pessoal de Lula.

Entre os destaques que ainda serão votados, há uma tentativa do PL de derrubar a criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, comandado pelo ministro Paulo Teixeira (PT).

Outro destaque do PL tira ainda mais poder de Marina Silva (Meio Ambiente). Se a proposta do partido for aprovada, a ministra perderá a gestão compartilhada dos recursos pesqueiros e articulação com o Ministério da Pesca.

Postar um comentário

0 Comentários