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Cobasi salvou equipamentos e deixou animais para trás; todos morreram, diz polícia.


A Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou nesta 6ª feira (24.mai.2024) ao Poder360 que funcionários de um pet shop da Cobasi em Porto Alegre (RS) salvaram parte dos dispositivos eletrônicos do espaço antes de saírem do local que estava inundando, mas deixaram os animais no subsolo. Os pets morreram submersos pela enchente que atinge a capital gaúcha desde o início do mês. Segundo Samieh Saleh, delegada do Meio Ambiente, os responsáveis pelo comércio retiraram 4 CPUs (Unidades Centrais de Processamento) de computadores, uma máquina de emitir nota e duas máquinas de cartão do subsolo antes de deixarem o espaço. Todo o material foi encontrado pela investigação no mezanino do pet shop

O estabelecimento de 2 andares fica localizado no subsolo de um shopping do bairro Praia de Belas e foi evacuado em 3 de maio, quando as águas do Guaíba alagaram a região. A Polícia Civil realizou uma vistoria no subsolo do local na 5ª feira (23.mai.2024), quando encontrou ao menos 38 aves, roedores e peixes mortos na loja. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) também participou da visita.

DENÚNCIA DE MAUS-TRATOS 

Segundo nota do Ibama, a Cobasi foi notificada para prestar informações sobre denúncias de maus-tratos animais até esta 6ª feira (24.mai) diante do abandono dos pets no local. Os responsáveis pelo estabelecimento responderão a um processo administrativo de apuração de infração ambiental. Ao todo, duas unidades da Cobasi ficaram alagadas na cidade e são investigadas pela Delegacia do Meio Ambiente de Porto Alegre por crime de maus-tratos animais. O 2º estabelecimento fica na avenida Assis Brasil. A polícia não informou se há animais mortos nesse local.

Em nota, a Cobasi disse que a loja precisou ser evacuada de forma “emergencial” e que os funcionários tomaram “todas as providências” para deixar os animais em uma altura segura até o retorno dos colaboradores. Disse, ainda, que as decisões foram tomadas antes de “qualquer indicação da magnitude do desastre” na cidade. 

Leia a íntegra do comunicado da Cobasi: 

“A Cobasi esclarece que sua loja no shopping Praia de Belas precisou ser evacuada de forma emergencial na sexta-feira, dia 3 de maio, seguindo as orientações das autoridades. Como não havia qualquer indicação da magnitude do desastre que acometeu o estado do Rio Grande do Sul, os colaboradores da loja tomaram todas as providências para garantir que as aves, pequenos roedores e peixes estivessem em altura segura e alimentados para sua sobrevivência até o retorno dos colaboradores que, com base nas informações oficiais disponíveis naquele momento, deveria ocorrer num espaço breve de tempo.

“Tudo foi colocado acima de um metro de altura no mesmo salão. Infelizmente a entrada de água na noite do sábado (04 de maio) e na madrugada do domingo (05 de maio), chegou aos 3,5 metros de altura, atingindo o teto da loja, ultrapassando.

em muito a barreira de sacos de areia colocada na porta da loja, pelos colaboradores do shopping. Cabe destacar que apenas as 4 CPUs dos checkouts da loja foram levadas ao andar superior, por se encontrarem a 20 centímetros do chão, local que ficava junto aos pés das operadoras de caixa, porém todos os outros equipamentos relacionados aos checkouts permaneceram em suas posições originais (acima de 1 metro de altura) tais como: monitores, teclados, impressoras de cupom fiscal, teclados pin pad (para cartões de crédito/débito) e leitores de código de barras dos produtos.

Outros tantos computadores e equipamentos também presentes no mesmo salão inundado, não foram removidos de suas posições originais, e foram danificados com a água e lama que invadiu a loja. Assim entendeu a gerência da loja que não correria o risco de inundação, pois a mesma se encontrava estabilizada até às 18:30h do sábado dia 4 de maio, pelo relato de funcionário do shopping. Todo este relato acima será confirmado e provado nos autos.

“Infelizmente, a proporção do evento climático na região foi tão devastadora que provocou uma inundação sem precedentes no shopping e levou à perda de vida de pequenos roedores, aves e peixes que estavam na loja. Importante ressaltar que não havia cães ou gatos no estabelecimento. A inundação levou também à destruição de quase a totalidade dos principais equipamentos e do estoque de produtos da loja. 

“A Cobasi lamenta profundamente o ocorrido. A empresa ressalta ainda que está colaborando com as investigações realizadas pelas autoridades e que irá comprovar todas as informações relatadas acima nos autos

“Há mais de 25 anos, a Cobasi atua em parceria com ONGs de proteção animal, tendo sido pioneira no setor em estabelecer esses vínculos, e luta pela garantia de qualidade de vida de todos os pets, independentemente das espécies. Desde o agravamento da situação no Rio Grande do Sul, a Cobasi doou 20 toneladas de ração e 4,8 toneladas de areia higiênica para gatos para ONGs parceiras e grupos de resgate que estão atuando no local. Em colaboração com outras instituições, foram enviadas mais de 500 caminhas, além de caixas e bolsas de transporte, roupas cirúrgicas, petiscos, roupinhas, cobertores, colchonetes, antipulgas e vermífugos, além de 4 carretas contendo água mineral, mais de 400 cestas básicas, colchonete e cobertores. A empresa também contribuiu para a construção de um abrigo emergencial para 200 animais em um shopping local. Adicionalmente, 14 lojas no Rio Grande do Sul estão recolhendo itens para pets e entregando a ONGs parceiras que atuam na região. Ainda, 24 lojas no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília estão arrecadando, além de itens para pets, água, produtos de higiene e beleza, roupas íntimas, roupas de camas, colchonetes, fralda e leite em pó para as as pessoas afetadas.”.

de Poder 360

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