Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Presidente do MDB enterra possibilidade de federação com outro partido

Dirigente enviou mensagem a dirigentes estaduais do MDB nessa quarta-feira avisando que sigla não formará federação com nenhuma outra sigla

O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), avisou a dirigentes estaduais do partido que a legenda não formará federação com nenhuma outra sigla.

O comunicado foi feito por Baleia em uma mensagem de WhatsApp enviada aos presidentes regionais nessa quarta-feira (2/3), um dia antes do início da janela para deputados trocarem de partido sem risco de perda de mandato.

“Para dar segurança para cada presidente na sua estratégia de fortalecimento do partido, é importante salientar que não teremos federação com nenhum outro partido. Portanto, vamos mostrar nossa força e vamos crescer novamente no parlamento e buscar uma grande vitória como conseguimos juntos em 2020 nas eleições municipais onde o movimento democrático brasileiro foi o grande vencedor”, escreveu o presidente do MDB na mensagem, à qual a coluna teve acesso.

A mensagem joga um balde de água fria nas intenções de PSDB e União Brasil de formarem uma federação partidária com o MDB. Os partidos vinham tendo conversas para a possível aliança.

A interlocutores, Baleia justificou que enviou o aviso para acalmar dirigentes estaduais do partido, que estariam “preocupados” com o impacto das negociações para federação na janela partidária.

Segundo pessoas próximas, o presidente do MDB esclareceu que, embora tenha descartado a federação, o partido continuará negociando uma aliança eleitoral com essas legendas.

As federações partidárias foram instituídas pela reforma eleitoral aprovada no Congresso em 2021. Ela consiste na união de dois ou mais partidos para atuarem como se fossem um só, com estatuto e programa comuns.

Por meio da modalidade, as legendas federadas devem permanecer unidas durante quatro anos e só podem lançar um só candidato aos cargos em disputa tanto nas eleições de 2022 quanto no pleito municipal de 2024.

Leia a íntegra da mensagem enviada por Baleia Rossi:

“Amigos presidentes estaduais do nosso MDB,

O mês de março chegou, e será fundamental a articulação de cada um para a formação de nossas chapas de deputados, principalmente as de deputados federais.

A janela partidária abre amanhã e fecha dia 2 de abril, portanto temos que ficar atentos para a possível filiação de deputados que possam reforçar nosso partido e também atenção para a possibilidade de perdermos deputados para outras siglas.

O que precisarem dessa presidência nacional estarei à disposição. Respeitaremos as peculiaridades e conveniência de cada estado, mas estamos atentos com todos os movimentos.

Para dar segurança para cada presidente na sua estratégia de fortalecimento do partido, é importante salientar que não teremos federação com nenhum outro partido. Portanto, vamos mostrar nossa força e vamos crescer novamente no parlamento e buscar uma grande vitória como conseguimos juntos em 2020 nas eleições municipais onde o movimento democrático brasileiro foi o grande vencedor.

Estamos trabalhando no fortalecimento da nossa pré-candidata à presidência, senadora Simone Tebet, para que ganhe, nos próximos meses, musculatura para esse grande desafio. Continuamos o diálogo com outros partidos do centro democrático que compartilham do desejo de apresentar uma candidatura alternativa para o país.

A força do nosso MDB está em cada um dos estados.

Postar um comentário

0 Comentários