Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

OMS finalmente quer investigar se origem da Covid foi laboratório na China

Após dois anos insistindo que hipótese era 'fake news', OMS quer investigação aprofundada sobre se o vírus saiu do laboratório de virologia


Após dois anos insistindo que hipótese era 'fake news', OMS quer investigação aprofundada sobre se o vírus saiu do laboratório de... virologia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou relatório nesta quinta-feira (9) onde finalmente recomenda uma investigação aprofundada sobre se a origem da Covid-19 foi o Instituto de Virologia de Wuhan, na China. A cidade chinesa foi o epicentro da pandemia, em 2020.

À época, tanto a OMS, quanto inúmeros supostos especialistas e autoridades públicas insistiram que a teoria que a Covid teria escapado do laboratório chinês era “fake news” ou até “racismo” contra chineses.

O infectologista Dr. Anthony Fauci, diretor do NIAID, que se tornou a personificação das teorias correntes sobre a Covid nos Estados Unidos, passou dois anos rejeitando a possibilidade de que o vírus tinha origem no instituto de Wuhan. “Todas as provas indicam que o vírus não saiu do laboratório”, afirmou Fauci à National Geographic, em setembro de 2020.

Até meados de 2021, a teoria única teoria ‘permitida’ entre os principais supostos especialistas e meios de comunicação era de que o vírus foi transmitido a humanos a partir de morcegos, através de um outro animal como intermediário, que teria sido consumido a partir de um mercado em Wuhan.

Até ano passado, perfis no Twitter ou Facebook e canais no YouTube eram banidos das redes sociais por sugerir que o vírus escapou do laboratório, na China..

Em março de 2021, a própria OMS concluiu em relatório, após investigação na China, que a covid passou de morcegos para humanos. O relatório, entretanto, foi criticado por não ter tido acesso aos dados “brutos” do laboratório e de lá para cá foi severamente criticado pela comunidade científica, já que o govenro chinês proibiu acesso completo da equipe de investigadores da OMS.

Antes da pandemia, o Instituto de Virologia de Wuhan estava realizando experimentos com coronavírus encontrado em morcegos, mas ainda assim a possibilidade era veementemente descartada. Especialmente após o ex-presidente dos EUA Donald Trump apontar essa teoria.

A OMS concluiu, ainda em 2021, que a hipótese de que a Covid saiu do instituto em Wuhan era “extremamente improvável”. Agora mudou completamente o tom e recomenda investigação aprofundada sobre se a covid escapou do labratório, após um acidente.

Postar um comentário

0 Comentários